top of page
Foto do escritorSOSbioquímica

Enzimas regulatórias

As enzimas trabalham em conjunto, catalisando reações e transformando o substrato em produto. As enzimas fazem partes de vias metabólicas e cada etapa delas pode contar com uma ou mais enzimas e sua velocidade pode aumentar ou diminuir em resposta a alguns sinais. A atividade de enzimas regulatórias é moldada de diferentes maneiras.


Enzimas alostéricas atuam na regulação alostérica do corpo, são caracterizadas por ligações não covalentes e reversíveis com moléculas regulatórias, geralmente pequenas, que são chamadas de moduladores/ efetores alostéricos e podem ser inibitórios ou estimulatórios. Elas possuem um ou mais sítios regulatórios específicos para o seus moduladores, nas enzimas denominadas homotrópicas, o sítio regulatório e o sítio ativo são os mesmos.




Enzimas diferentes são reguladas por alterações covalentes reversíveis. Diferentes mecanismos estão descritos na literatura, como por exemplo proteínas regulatórias podem se ligar a enzimas de maneira a estimular ou inibi-las ou a remoção de segmentos peptídicos removidos por proteólise para sua ativação, nesse caso sendo irreversível.


Gostou? Compartilhe


Referências:

LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 7ª Edição, 2014. Ed

MALHEIROS, Sônia Valéria Pinheiro. Regulação do metabolismo celular–um resumo. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 4, n. 1, p. 23-29, 2006.


208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page